Analytic

domingo, 19 de janeiro de 2014

PAZ EMOCIONAL


PAZ EMOCIONAL

         Viver é um conjunto de sensações, de vários tipos. Existem sensações de muitas ordens, bem diferente uma da outra. Por exemplo, têm as sensações mentais, memória, imaginação, raciocínio, criação etc. Que formam o corpo mental! A outra que hoje estamos aqui para conversar são aquelas que formão o corpo sensível. Do ponto de vista astral, existem esses dois corpos, que podem se separar. O corpo sensível também é estudado por outros nomes; Perispirito, duplo eterico, corpo astral, alma. A sua função o poder de aglutinar os átomos físicos e coordená-los em um organismo físico. O corpo que tem dentro de si o poder de modelar a matéria. Ele organiza a matéria. É o corpo das sensações. Um dos grupos mais fundamentais das sensações são chamadas sinestésicas. Cada sensação é provocada por um estimulo. Sem estímulos não há movimento. Ou seja, os estímulos materiais que provocam as sensações no corpo sensível. Isto é a relação direta entre corpo físico e o sensível. ( Frio, calor, liso, áspero, pesado, leve...) Quase todos os nossos estímulos são interferidos pela mente. Todo estimulo é interpretado e jogado nos corpos.

            Ao ser absorvido ele se divide em 2 pontos. Essas sensações têm dois nomes, emoções e sentimentos.  Há o centro das emoções e o centro dos sentimentos.

            * Quando os estímulos afetam a sua essência, eles provocam as sensações no corpo; são chamadas de sentimentos, ele vem da essência.

            * Quando esses estímulos provocam as funções básicas da vida; são chamadas de emoções.

                   Para cada sensação ou emoção existe um estimulo MENTAL.

As emoções e os sentimentos não surgem gratuitamente, ao menos se a mente está em paz absoluta. Nenhuma emoção se manifesta sem estímulos. Os sentimentos até podem se manifestar sem estímulos mentais, mas com certas atitudes da mente. Resumindo nosso corpo sensível denota uma atividade do corpo mental. Ex: Não é o que as pessoas fazem que te irritam, é a forma que você interpreta o estimulo. O problema esta na interpretação. “Eu sou assim e não mudo”. Agora pergunto de onde vem a interpretação? Do que você já passou, viveu, sofreu etc... Ou seja, tudo que te prejudicou até agora, que te faz mal. Quando alguém faz algo parecido, isso causa uma repercussão interior, e você irá interpretar igual. LOUCURA. Não é porque tua mãe te tratava sem consideração e não lhe dava atenção, que quando alguém não lhe dar atenção está te desconsiderando também, só que essa atitude gera esse estimulo em você. As sensações emocionais podem ser modificadas, toda pessoa que mente pra você quer seu mal? Não! Assim como todas que te elogiam quer te namorar? Onde está esse estímulos? No inconsciente, abalando seu sossego e claro sua forma de interpretar os fatos. A sensação é o efeito e não a causa!

            O erro está em querer conter o efeito sem saber a causa. Ex: Você quer controlar a raiva, se segurando. Eu tenho que ser calmo, paciente, diplomata. O que você faz pra isso? Conto até 10, finjo que não to vendo. Você luta contra uma coisa e passa mal. Quer pior que segurar o choro ou a risada. Ninguém segura o efeito, só a causa.

O que te Irrita? O que é a irritação é transtorno mental mais ao mesmo tempo uma força de mudança, querer mudar aquela situação. O irritado é um desorganizado, sem ordem mental, ele cria o problema e quer que o mundo resolve. Só porque ficou dormindo até mais tarde, ele quer, que todos sejam rápidos com ele, que o farol abre, que nenhum carro velho fique na frente dele, que o transito suma.... é um louco mental. Ai você culpa a cidade as pessoas, tudo, como que um diabo desse terá paz social. Ele nem espera o troco do pãozinho, a mulher que demora pra dar o pão já é uma péssima funcionaria deixou ele 2 minutos na fila. È um transe, você não vê nada nem ouve!

Parou a causa, tudo fica harmônico. Paz significa movimento perfeito. Onde tudo esta integrado de forma harmônica e natural. Seu corpo pra estar em harmonia precisa que todos os órgãos estejam em sincronia e funcionando, em movimento. Então: PAZ É MOVIMENTO E NÃO ESTAGNAÇÃO. Para que haja, paz em uma casa é necessário que todos estejam em harmonia. Sem excesso e exaltação. Você se acha exaltada? OI QUANTO TEMPO....

        Você acha que se exaltar estimular de mais as suas emoções é viver!
 
A vida é só tesão, viver os sentimentos a flor da pele, gozar de tudo. Você acha que viver intensamente a vida é viver bem! Sem excitação não há prazer na vida. A depressão de pessoas assim é triste, eu vou me jogar do prédio mais alto...

         TODA VEZ QUE HOUVER EXAGERO HÁ EMOÇÕES, QUANDO NÃO OUVER HAVERÁ SENTIMENTOS.

Se não chorar é porque você é insensível. O que o choro? É energia transbordando. Excesso de energia, seja pela dor, alegria e muitas vezes transbordar é bom porque tira o excesso de energia que está a mais, alivia. Toda grande tensão emocional o choro alivia porque é o excesso saindo. Agora quando você chora sempre, é um desequilíbrio emocional, um exagero em tudo. Você já viu criança ser modelo pra alguém, nunca porque é destrambelhada, não sabe lidar com suas emoções, ai você diz que é autentico puro. O bom senso na emoção é função importante na coordenação das coisas. A emoção é um jogo constante através dos estímulos. Ex: A alegria é um estado constante e não esporádico e intenso. Ele pode estar em todas as suas atividades sem perturbar a sua mente. A emoção não: Você consegue raciocinar emocionado? 

            Você se perde, na conexão entre as idéias, na lógica. Sabe o que parece, quando o santo te pega... Onde é que ele pega? Emoção não é equilibrada porque causa esses sintomas. Em suma: quais são os estímulos que te alimentam, a produzir, criar, se realizar, está claro pra você esses estímulos? Querer isso é ter PAZ, isso é ter paz, manter estímulos produtivos. Nada exaltado é manifestação de vida intensa, é só sintoma de desequilíbrio. Sabe quando isso acontece? Quando você dá um presente e a pessoa, não se empolga. Quando você esta animado por alguma coisa sem excesso, nunca acaba você fica anos naquilo, agora aquela paixão louca acaba rápido. Verdade?

                        Boa vontade é produtivo. Não se alterar emocionalmente é o segredo da paz. É vive de outras fontes e não da exaltação, conhecida como emoção. Evitar esses estímulos que favorecem o desequilíbrio e os excessos, tudo que é exagero em demasia faz mal.


                   A paz depende do condicionamento dos componentes que estão inadequados na sua vida. Por mais que a sociedade, a família, as pessoas sejam assim, os elementos estão dentro de você e só você pode alterá-los. Não quero justificativas do passado, o problema está no presente e ainda está aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário