Analytic

sábado, 15 de fevereiro de 2014

COMO REAGIR AS CRÍTICAS


     Quando dedicamos nosso tempo em criticar nossos semelhantes, não teremos tempo para amá-lo.           

            Críticas é o mau da humanidade, quem gosta de criticas? Ninguém. É péssimo se ser criticado, só que é pior o que você faz quando é criticado, com você. Isso é pavoroso, ver que uma critica te afeta e lhe prejudica com tanto afinco. Hoje minha intenção é em lhe ensinar a se livrar desse mal. Não há quem não passe por isso, muitas vezes é até constante. Sabe por quê? Porque nem que você queira jamais irá conseguir agradar a todos. Temos a terrível ilusão de achar que temos e precisamos agradar a todos, já começa que isso é algo impossível, não por conta de sua habilidade, simplesmente pelo fato de todos não gostarem da mesma coisa. Nem tudo é pra todos!

            Mas o que é mais alarmante é o simples fato de uma critica ser capaz de acabar com dezenas de elogios. Sem falar que uma critica dói no peito, te obriga a se manter em uma atitude defensiva, como se algo lhe tivesse ti ferindo ou mesmo obrigando-lhe uma postura receosa, acanhada e acovardada. Todo sentimento temível é horrível para nosso desempenho espiritual e emocional. Por mais que você não aceite ou refute, você já foi atingido por aquelas palavras e energia inteiramente ofensiva e cometida. Isto é, você é absolutamente vulnerável a esse tipo de pujança. E isso é um assunto muito sério. Às vezes só a possibilidade de ser criticado já te obriga a ter uma atitude defensiva, neste caso você já se posiciona de forma a si conservar e se preservar de algo ameaçador e ultrajante. Até a eventual chance de imaginar que será criticado já ti submete a um comportamento protecionista. Este comportamento acaba sendo comum para você, assim logo, você se sente coagido pelas pessoas, se sujeitando a empenhar um papel constrangedor impondo-se a si  receio, fobias e tensões.

         Quem se enfada pelas críticas, acredita que as tenha merecido.  

            Não me vem com aquela idéia que você é uma pessoa educada que aprendeu a ouvir as opiniões alheias. Eu tiro seus cabelos brancos na pinça. Nunca ouvi dizer que a pessoa que escuta a critica é educado, geralmente eu escuto o contrário que são pessoas falsas, hipócritas que ninguém consegue ouvir e ficar quieto. Sem falar que ouvir uma critica construtiva é humildade. O nome já diz, critica, maldade, opinião, maledicência. Você evita criticas? Então você é vulnerável a elas. E quem é vulnerável a criticas; também critica. Se você sabe o estrago que tem é porque conhece bem, mesmo que você não há manifeste, não significa que vocês não as têm. Se você aceita a critica dos outros é porque a critica habita você, às vezes o que falta é a coragem de dizer, mas não significa que sua cabeça não está criticando.  

            Não se esqueça que toda critica é uma colocação com Ódio. As criticas só são importantes se você der atenção a elas, quem tem a maldade na cabeça é a pessoa que esta vendo o mal, não entra nessa, não veja o mal também. Ex: Você comprou um carro muito caro, não vai conseguir pagar. A pessoa vive no mal, ela não vê meios de você pagar, isto não significa que você não consiga e esta seja a sua realidade. Quem está no pessimismo é a pessoa não você. Nós só criticamos o que vemos e vivemos, para alguém que vive na falta não conseguirá ver a prosperidade do outro, pois nem a dela ela vê. Se você entrar na do outro, estará assumindo para si a verdade do outro, o mal do outro, a realidade do critico e não a sua. Você não precisa ver pelos olhos da pessoa, veja e julgue pelos seus próprios sentidos. A sua própria maneira de perceber será eficiente no diagnostico. Você não precisa da critica de ninguém para evoluir ou melhor, basta apenas sua observação e verá como reação das pessoas o que realmente causa melhorias e outras não.  A análise e a auto-observação é o melhor discernimento para a correção e o aperfeiçoamento. O discernimento ocorre sem emoção e imaginação, quando a mente e o coração estão lúcidos para avaliar as atitudes. O Problema maior é outro:

    Onde não se podem criticar, todos os elogios são suspeitos.

Pois quem está sujeito a elogios também está sujeito as criticas, o mecanismo é o mesmo, o canal é o mesmo o caminho que conduz um conduz o outro. Sem dizer que critica é habito, você conhece por outro nome: comentário. Não é critica mesmo. A única contribuição valiosa é a quem vem de você. A história ta cheia de exemplos: Quantos professores, doutores riram de figuras que alguns anos depois se mostraram gênios e inovadores em seus métodos, e para os gênios da época não passavam de meros bobos. O passado de vocês está todo marcado por esses tipos de atitudes, por isso que não existe pessoa capaz a lhe criticar a não ser você mesmo! Não existe um titulo ou uma posição que lhe dê o direito de fazer tal feito pavoroso. Conheço muitas pessoas que foram arruinadas pelos elogios e não pela critica, se posicionaram de forma tão diferente e em desacordo com a sua realidade que afetou seu contato com a realidade assim levando a períodos de extrema escuridão. Todo ser humano aprende mais com modelos do que ao invés da critica.  Quantos pintores foram ridicularizados pelo seu trabalho e anos depois fundaram escolas e métodos de pintura até então desconhecido. É natural do ser humano criticar e abolir o diferente ou mesmo o novo. É preciso ter olhos abertos para admirar um trabalho inovador e novo. 

A maior verdade e todo o meu empenho hoje em lhe mostrar e ensinar a lidar com à critica eu posso resumir em uma única frase!


 Se lhe criticam por ser diferente, ria deles por serem todos iguais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário