Analytic

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PRA QUEM TEM CORAGEM DE LER


As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.

            Você já percebeu que o simples fato de ouvir sons e produzi-los já lhe dá uma sensação de vida e de ligação com uma parte do universo, um mundo completamente auditivo e sonoro. Existem duas formas de se ouvir: exteriormente que se chama mundo exterior e internamente que significa ouvir o mundo interior. Ouvir dentro é uma das artes mais difíceis do processo de desenvolvimento humano, é preciso muita coragem para se ouvir e além de ouvir devemos tomar consciência da mudança. Dar ouvido é saber ouvir; temos hábitos, condicionamentos, critérios para ouvir, nem tudo ouvimos com ouvidos divinos, temos nosso ouvido muito seletivo, apenas dando ouvido ao que nos interessa. Tem palavras que você ouve sorrindo outras chorando, tem assuntos que te irritam outros lhe alegram, nós aprendemos a ouvir mais o que as pessoas têm a nos dizer que nós mesmos. Sempre tivemos muita dificuldade em ouvir nosso eu interior, ou nossa vaidade, ou nosso orgulho.

 O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.

            Quero te fazer uma pergunta assim meio boba: Será se você ta encanada com o que falaram de você, as pessoas que falam de você pelas costas, será se isso está na sua cabeça te atormentando? A sogra não disse nada essa semana? Qual foi a ultima vez que você ouviu algum comentário sobre você. Porque é tão importante pra você saber o que os outros falam de você? Que peso que você dá as opiniões alheias. Porque você não dá o mesmo peso as suas palavras. Você foi criado por uma sociedade hipócrita e medíocre, que te ensinou a dar mais valor as aparências a reputação. Não bentinho você esta enganado. Ah é, então vou chamar atenção sua na frente de todos, pelo amor de Deus, me chama separado, sem ninguém por perto! Ah cadê então aquela banca que não liga pra reputação? Proteger a vaidade sua isso não é reputação!  É mais fácil lidar com uma má reputação que com uma má consciência.

  Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.

            Você já percebeu que todas as pessoas que se incomodam de mais que falar delas, é justamente as que mais falam também. Só conhece a força da maledicência quem faz parte dela. Quem morre de medo que falam de si é por que fala de todo também. Se tem rolo na sua vida de leva e trás é por que alguém leva e você trás ou vice-versa.  É um vicio é o ambiente, as pessoas, a sociedade a criação. Sabe quando a mãe te pegou fumando e disse aquele rosário; o que os vizinhos vão dizer que tenho filho viciado, vagabundo, que não consigo dar educação aos meus filhos, que só aprende o que não presta na rua, e a tia então? A família agora vai dizer ta vendo eu disse que o seu filho não ia sair coisa boa, também com aquelas companhias e amigos. Não adianta é a criação isso você aprende dês de criança a fazer, com seus pais, com pessoas que eram seus modelos de vida, aquelas em que você se espelhava para ser e crescer. Principalmente no passado, elas tinham um medo do publico, os homens usavam terno e chapéu para ir à padaria no barzinho... Você atrai uma energia tão ruim quando entra nessa. Sabe aquela que diz: “to te contando porque sou sua amiga” vou dar um conselho, quando essa amiga vier falar você bate nela, dá pancada, se ela perguntar porque, simples ela está endossando e se veio te falar é porque compartilha da idéia da pessoa. Ela vai ficar com tanta raiva que apanhou que vai bater em quem disse isso pra ela, ou seja, você vai bater nas duas pessoas que falaram de você. Mata dois coelhos com uma cajadada só. É duro dizer que não quer saber quando se quer saber o que falam de você. Quem faz o drama é quem vem contar as vezes a pessoa falou sem maldade, mas aquela que vem te contar não, ela sim ta na maldade, quer ver a sua reação, ver você ficar nervoso, agir. Por isso que eu digo, cuidado com aquele que te fala é mais perigoso que o que diz.
            Acredito que amiga é aquela que não permite a outra continuar falando de você, ela nem sabe o que disseram por você, já interrompeu no exato momento, defende a sua imagem sem ouvir a maldade a seu respeito.  Por isso que ao nascermos o choro é o primeiro som que fazemos, pois já sabemos o que vamos ter que enfrentar e com quem viver.

  Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a  acreditar-te.

            Você sabe mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira que um ano de conversa. Todas as pessoas que você conhece demonstram uma série de qualidades e defeitos. Mas ninguém gosta que apareça os seus defeitos, os falsos e verdadeiros, ou melhor, pontos fracos, pois não acredito que a natureza é imperfeita. O seu maior medo é justamente esse que as pessoas podem ver suas falhas, seus erros, que você fique pelado na frente da pessoa. O nome disse é neurose, infelicidade e depressão é o nome moderno para neurose, mais popular to de bode! Quer coisa pior na vida que se dividir em dois, o que pode e o que não pode, o momento oportuno e o indelicado, ser inteligente e burro em alguns momentos, ser forte e fraco às vezes; isso trás doenças nós não somos divisíveis, somos um, jamais dois. As pessoas ficam doentes porque querem ser dois, três, quatro e não conseguem, viver constantemente dividido trás inseguranças, medos, tristezas... é muito perigoso essa postura. Tudo tem o seu será, sempre você se divide no momento da decisão de agir e escolher! A sociedade do esconder é mais ensinada que a do assuma, apresente. Eles ainda te ensinam que esconder resolve, pronta ta resolvido só que como você vai viver e conviver com isso? Essa sociedade medíocre não lhe ensina a assumir seus dons, suas crenças, suas preferências, suas qualidades, opiniões etc, eles querem que você não exalte seus temperamentos e características por melhores ou diversas que são ou apenas parecem ser. O maior conselho que posso te dar hoje é: não espere por uma crise em sua vida para você descobrir o que realmente é importante pra você.  É só algo parecer inadequado você mostra toda a sua fragilidade, insegurança, medos de ser e de viver, você se esquece que todos são iguais ninguém tem um potencial garantido na vida, todos estão vivendo para descobrir e aperfeiçoar seus dons. Cada um é um, mas todos estão garantidos perante a natureza. Quem se esconde é inseguro. Todas as pessoas inseguras são justamente aquelas que querem esconder alguma coisa. Você faz tipo o tempo todo com medo de mostrar seu jeito, sua forma de agir e seu modo de viver. Você quer parecer uma pessoa diferente daquilo que realmente você é. Todos que querem esconder morrem de medo que alguém apontar, porque são orgulhosas e vaidosas, morrem de medo de expor suas limitações, para elas o que dói é só o orgulho.

 Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós  mesmos.  

            Não ta doendo nada, ninguém te machuca, é você que esta com ódio de si mesmo por ser assim ou assado, além de orgulhosa é arrogante, acha que a natureza errou em você, porque eu queria ser igual fulano ou beltrano. Nessa hora que você tem que esnobar, por ser diferente, ninguém é igual a você, sua peculiaridade é a qualidade da diferenciação, a mostra única da natureza e só se destacamos quando somos diferentes. Os coloridos humanos surgem justamente para se destacar da grande massa cinza. Onde você se põe? La embaixo. Você que esta se colocando nessa posição, nessa postura. Ninguém está lhe obrigando ou te colocando nesse lugar somente você! Você já percebeu como é difícil você sentar e reconhecer a suas conquistas e vitorias, quando os outros dizem ou elogiam você cresce e quando você quer falar parece que esta crescendo ou querendo tripudiar em alguém. Você não tem nem facilidade de apreciar suas conquistas que parece pompa atrevimento. Você tem a sua própria boca ou ela é apenas um reflexo do mundo? 

       Só sabe falar quem sabe escutar!

            Se eu propuser uma mudança pra você agora, dizendo que agora você terá que fazer transformações profundas em si, como será amanhã sua nova vida? Vem com coisa nova, veja as possibilidades e não aquilo que você já faz. Pare de acreditar em limites, veja a vida com a mesma cara que quando você tinha dezoito, a vida é a mesma, é igualzinha que aos dezoito. Escute a vida e todas as possibilidades que estão ai a sua disposição, você que se amarra em sonhos, metas e ideais. Você pensava assim hoje talvez já pense diferente. As idéias e metas também se aprimoram com o tempo. Cada objetivo que você tem, credo se envolve em tanta coisa pequena, ruim, pobre que não te estimula a nada. E diz que é um objetivo, sabe Bentinho meu objetivo é comprar uma casa na praia, isso me estimula a trabalhar? Credo o combustível do seu trabalho é aquilo que você não tem? Que mente pobre, que estimulo horrível. E você ainda diz que é um pensamento prospero e positivo. Dês de quando o que alimenta seu empenho, dedicação, esforço no trabalho é algo além do que a promoção, o aprendizado, a carreira, o desenvolvimento profissional, ou seja, não é nada que contribua para seu aperfeiçoamento nos negócios. Ah isso também. Também o que, pagar dividas ter um pouco mais de liberdade financeira. A meta de vocês são patéticas, igual à vida que leva. O numero de oportunidades e escolhas que possam te trazer um contentamento, uma qualidade de vida, realização é incontável e a única coisa que você se preocupa é com o que você não tem, esquecendo de valorizar, usufruir e manter o que já tem. você não aproveita nada, seu emprego, suas amizades, nada.



A Felicidade é a única certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário